segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Greve, instrumento de transformação social - Escrito por Artur Henrique, presidente da CUT | 19 Outubro 2011.




A greve é mais que um direito constitucional e um instrumento legítimo para os trabalhadores cobrarem aumentos salariais, proteção e ampliação de direitos e melhoria das condições de vida em geral.
Um movimento grevista também é um dos principais momentos para elevar a consciência crítica da população. É uma oportunidade de as pessoas se enxergarem como conjunto transformador, e por isso guarda em si potencial de catarse política, de passagem para uma experiência ativa de mudança do mundo social.

A participação popular na gestão pública no Brasil

A proposta deste artigo é examinar a participação popular na gestão pública, como pressuposto do sistema democrático-participativo adotado no Brasil com a Constituição Federal de 1988. A partir do enfoque jurídico, opta-se inicialmente por delinear o perfil constitucional do Estado brasileiro, em conformidade com a ordem jurídica estabelecida a partir de 1988. Também, sob esse prisma, serão traçados os contornos da participação popular na gestão pública, tendo em vista a chamada concepção contemporânea de cidadania e de democracia.
Palavras-Chave: Cidadania; Democracia; Participação popular.
Abstract
This article’s proposal is to examine the public management popular participation as a presupposition of the democratic-participant system taken by the 1988 Federal Constitution in Brazil. From the juridical focus, it chooses first to delineate the constitutional profile of Brazilian State according to the juridical order established from 1988. It is also from this focus that it is traced the contour of the public management popular participation in our eyes the so called democracy and citizenship contemporary conception.
Key-Words: Citizenship; Democracy; Popular Participation.


ÉTICA E CIDADANIA

A participação do cidadão na vida política exige ao Estado e à sociedade civil uma dupla responsabilização, uma clareza continuada na forma como as diversas ações vão sendo conduzidas.



Não basta anunciar 'globalização' ou 'incerteza' e esperar que, de imediato, qualquer cidadão se sinta minimamente identificado com um discurso. Para que a política seja a ética do coletivo, torna-se importante repensar as opções tomadas individualmente.

A ética do cidadão vai implicar - e crescentemente - uma maior consciência sobre a diversidade e exigir uma clarificação dos processos políticos.

A opinião pública, no geral, quando questionada sobre a política, sente-a como completamente afastada de si. A política é feita por 'profissionais' e o cidadão não se reconhece nesse conceito espaço. A vida nas 'cidades' resume-se a rotinas mecânicas e não participativas ou enunciadoras de ações positivas de conjuntos de cidadãos.


Postado por: João Paulo da Silva Faria
Fonte: http://espacocerq.blogspot.com.br/2010/08/etica-e-cidadania.html

FALANDO SOBRE CIDADANIA

A palavra CIDADANIA é derivada de cidadão, que vem do latim Civita. Podemos defini-la como “um conjunto de direitos e liberdades políticas sociais e econômicas, já estabelecidos ou não pela legislação”.
Cidadania hoje se resume a uma palavra: participação. A participação como indivíduo ou como um grupo organizado nas mais variadas áreas de atuação na sociedade, na esfera pública. Então cidadania para mim é sinônimo de participação, ou seja, de não omissão, indiferença etc., em relação ao exercício do poder.
sociedade1

O DIREITO COMO ELEMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL -...

O DIREITO COMO ELEMENTO DE TRANFORMAÇÃO SOCIAL – DIÁLOGO ENTRE UM PROFESSOR E SEU ALUNO.

Desde o advento da Constituinte de 1988, sua aprovação e regulamentação, o país tem mergulhado num espiral de conflitos de governabilidade sem igual, é inegável a forma com que as estruturas Republicanas de Gestão do Estado têm se mostrado inaptas em acompanhar todas as evoluções ocorridas. Num momento em que a globalização se mostra cada vez mais contundente, disseminando a informação de forma ampla e acessível a todos, os entes estatais parecem cerrar os olhos à nova realidade, onde o cidadão comum de posse deste verdadeiro arsenal de informações tende a assumir um papel muito mais crítico do que tinha há apenas alguns anos atrás. Passando rapidamente pelas muitas causas prováveis desta perda de rumo, podemos observar que algumas delas, dado ao seu caráter geral, são mais evidenciadas e conseqüentemente mais exploradas teoricamente pelos autores, as quais passaremos a analisar sucintamente.


A história dos movimentos sociais no Brasil

Governos autoritários e as lutas pela liberdade e democracia nas décadas de 70 e 80. As grandes revoltas dos movimentos sociais no Brasil.


Aranha protesta contra ato de racismo na Arena: "Dói"

Os minutos finais da derrota do Grêmio para o Santos foram marcados por um incidente de racismo no setor da Geral da Arena. O goleiro Aranha foi chamado de "macaco" por alguns torcedores gremistas e se revoltou com a atitude.