terça-feira, 28 de outubro de 2014

Políticas públicas levam Dilma a 46% do votos de idosos no 1º Turno das Elieções de 2014

idosos tiveram atenção especial nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff e isso se reflete na expressiva intenção de voto previstas nas pesquisas eleitorais. Segundo o Datafolha, Dilma tem 46% da preferência entre os maiores de 55 anos, enquanto Aécio Neves e Marina Silva  estão empatados com 18% cada.

Após vitória apertada, Dilma pede união e promete diálogo

Em seu primeiro pronunciamento após o resultado do segundo turno que garantiu sua reeleição em um placar apertado contra o adversário Aécio Neves (PSDB), a presidente Dilma Rousseff (PT) pediu união ao povo brasileiro e disse que o País não sai dividido da disputa. Segundo ela, a divergência deve dar lugar ao diálogo para viabilizar mudanças. 
“Não acredito, sinceramente, do fundo do meu coração, que essas eleições tenham dividido o País ao meio. Entendo, sim, que elas mobilizaram ideias e emoções às vezes contraditórias, mas movidas por um sentimento comum, a busca de um futuro melhor para o País”, afirmou Dilma em discurso em um hotel próximo ao Palácio da Alvorada, em Brasília, na noite deste domingo.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Análise da Elaboração de projetos e as legislações das Políticas Públicas de Gênero e Raça

O tema abordado na unidade 4 foca discussões acerca dos conceitos que contribuíram para a técnica de elaboração de projetos vinculados à promoção da igualdade de gênero e racial. Desta feita, a unidade em apreço teve como propósito abordar uma discussão sobre o processo de construção e a transversalidade de gênero e raça na gestão pública.

A ideia de ciclo na análise de políticas públicas

Você provavelmente já ouviu os termos formulação, implementação ou avaliação de políticas em estudos de políticas públicas. Também já deve ter percebido que grande parte destes estudos se dedica a compreender um determinado momento da política, como por exemplo, o momento de elaboração de uma política ou o momento de execução de uma proposta. Na literatura de análise de políticas tais momentos passaram a ser denominados como estágios ou fases da política.

Considerações sobre a Unidade III e IV do Módulo V - A importância do planejamento, monitoramento e avaliação na Gestão de Políticas Públicas*


As desigualdades de gênero e raça devem ser encaradas como desigualdades a serem superadas, sendo assim o Curso de Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, promovido pela UFES em parceria com a UAB, possibilita a capacitação de gestores públicos com a finalidade de aprimorar e propor novas formas de pensar as Políticas para os segmentos Gênero e Raça. Desta forma, o curso propõe como fundamental nesse processo, o monitoramento, avaliação e planejamento de um programa ou projeto, que serão tratados a seguir. 


A transversalidade de gênero e raça na gestão pública

Marcos históricos, conceituais e institucionais das políticas públicas de gênero e raça
Os movimentos sociais locais, regionais e mundiais tem obtido resultados positivos na luta pela redução das desigualdades e discriminações sociais no planeta. O resultado destes movimentos no Brasil foi concretizado pela criação de duas  secretarias voltadas para gênero e raça, respectivamente, Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SPPIR).

Guia Operacional do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça - 5ª Edição

A garantia da autonomia econômica e social das mulheres é condição estruturante para a transformação das condições de vida e das desigualdades vividas pelas mulheres, especialmente aquelas que vivem as discriminações decorrentes da desigualdade social, de gênero e racial.
 
O trabalho, como foco privilegiado de incidência de políticas públicas, torna-se sinônimo de inclusão social, autonomia e desenvolvimento. Considerado em um marco amplo, o trabalho precisa cumprir, para além da sua função produtiva, a tarefa de representar um meio de expressão dos sujeitos e, ao mesmo tempo, um elo social fortalecido.